terça-feira, 9 de outubro de 2012

Distância no Trânsito

DESCRIÇÃO, C.T.B, TEMPO DE COLISÃO E CINEMÁTICA



Então você se pergunta: O que vem a ser distância de segurança?


"A Distância de Segurança Rodoviária é a distância que devemos deixar ao veículo da frente para evitar acidentes no caso de uma travagem brusca.
A partir do momento em que o condutor avista o obstáculo até conseguir parar o veículo, percorre uma determinada distância. Inicialmente, quando o condutor avista o obstáculo, procura reagir, tirando o pé do acelerador e pressionando o travão. Quando pressiona o travão o valor da velocidade do veículo diminui até este parar.
Ao tempo que o condutor demora desde que avista o obstáculo até começar efetivamente a travar, dá-se o nome de Tempo de Reação. Num ser humano em condições normais o Tempo de reação é entre 0,5 a 0,7 segundos.
Ao tempo que decorre desde que o condutor pressiona o travão até conseguir parar o automóvel, dá-se o nome de Tempo de Travagem.


Distância de Segurança = Distância de Reação + Distância de Travagem."

(Retirado do nosso trabalho sobre o tema).




A verdade é que o conhecimento da distância de segurança é algo extremamente necessário, mas por muitas vezes ignorado. Quantos acidentes tais como esse:



Poderiam ser evitados se ela realmente estivesse sendo utilizada?
A maioria das pessoas se engana redondamente ao pensar que essa distância que alguns motoristas insistem em manter dos outros carros é simplesmente uma atitude inútil e (com o perdão da palavra) idiota.



CTB


Criado em base a constituição do Brasil, respeitando a Convenção de Viena e o Acordo do Mercosul, o CTB – Código De Trânsito Brasileiro entrou em vigor no ano de 1998, desde então veio sofrendo mudanças até chegar ao que se define atualmente, composto por 20 capítulos, contendo 341 artigos em que 17 foram vetados, e um revogado. Elaborado objetivando atribuir normas de conduta, infrações e penalidades para os condutores e sendo considerado um fator importante para o tráfego brasileiro, não se pode deixar de ter conhecimento sobre ele e as mudanças que sofreu, para que assim utilizando-se do CTB tenham um trânsito mais seguro e de acordo com as leis.






Algumas leis do CTB que podem vir a calhar quando se trata de direção:


Art. 29. 

O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
           
 II – o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

Art.29. 
            
XI – todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:
a) indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;
            b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;

Art. 192. 

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração – grave; Penalidade – multa.



CINEMÁTICA


O conceito fundamental da mecânica é o de movimento, ou seja, da mudança nas posições dos corpos ao longo do tempo.
Na cinemática, o objetivo é descrever como se processam os movimentos, isto é, estabelecer as posições que os corpos ocupam ao longo do tempo e as respectivas velocidades, independentemente das causas desses movimentos.

A cinemática pode ser utilizada tudo no dia-a-dia, e é claro, isso se aplica ao trânsito. Existem diversas maneiras de utiliza-la nesses casos. 

Claro que alguns carros tem mais resistência, mais agilidade, mais facilidade de serem manuseados em pista molhada. Separamos assim em nosso trabalho, as velocidades de alguns carros conhecidos como exemplo.


Audi A8 - 0 a 100 km/h em 5,7

Volkswagen Gol Power 1.6 -  0 a 100 km/h em 9,8 segundos

Fiat Strada Adventure 1.8 - 0 a 100 km/h em 10,3 segundos

Chevrolet Astra Advantage 2.0 -  0 a 100 km/h em 9,8 segundos

Volkswagen Voyage 1.6 – 0 a 100 km/h em 9,8 segundos



Para concluir, encontrei um vídeo que mostra diversos acidentes de trânsito. Infelizmente não consegui baixá-lo, mas quem se interessar, esse é o link:




GRUPO: Stefany R.; Rafaela V.; Noemi Dandara
TEMA: Distância de Segurança

























Nenhum comentário:

Postar um comentário