sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sobre Pneus



Tipos de construção dos pneumáticos
Pneus diagonais

No pneu diagonal, ou “bias-ply” o ângulo dos cordonéis é tipicamente 40° e
camadas alternadas são sobrepostas com inclinação para a esquerda e para a direita. 
Segundo Reimpell  [8], o uso destes  pneus com estrutura cruzada tem
ocorrido apenas em casos específicos, devido à grande difusão dos pneus radiais,
particularmente nos veículos de passageiros. Entre os casos de uso dos pneus
diagonais pode-se citar:
• Pneus-reserva de uso temporário (emergência), devido aos requisitos mais
brandos de durabilidade em velocidades inferiores a 80 e 100 km/h;
• Motocicletas, devido à inclinação das  rodas em oposição à força lateral
(sabe-se que a lateral de um pneu diagonal é mais resistente que um pneu
radial);
• Carros de competição, devido ao momento de inércia inferior ao dos pneus
radiais;
• Veículos rurais, por não atingirem altas velocidades.

Pneus radiais
Os pneus radiais consistem de dois talões unidos radialmente pela carcaça –
daí o nome de pneu radial. Uma cinta sobreposta à carcaça fornece a rigidez
necessária, enquanto que a parte externa do pneu consiste da banda de rodagem e da
parede lateral, e o interior de um composto de borracha adequado para promover a
correta vedação do ar (veja figura). Em  veículos de passeio, a carcaça é feita de
rayon ou nylon, a cinta de fios de aço ou uma combinação de aço, rayon ou nylon e o
talão exclusivamente de aço. Devido à predominância do aço como componente das
cintas estabilizadoras, estes pneus são normalmente designados como “radiais de
aço”. Os materiais utilizados estão descritos na parede lateral do pneu. Em veículos
comerciais a carcaça também pode ser feita de aço.

Pneus com ou sem câmara
Os pneus sem câmara praticamente já substituíram os pneus com câmara no
mercado. As principais vantagens daqueles  em relação a estes são a facilidade de
montagem e a regeneração da camada interna de borracha ao sofrer pequenas
incisões. As duas condições básicas para se utilizar um pneu sem câmara são a
presença de um contorno de segurança no aro da roda e a efetiva retenção de ar no
pneu.

Um comentário:

  1. Gambling & Casino in Las Vegas | Dr.MCD
    Get exclusive access to exclusive casino 천안 출장안마 games and the most popular slots at the best 안양 출장마사지 Las Vegas casinos. the top 제주도 출장안마 Las 성남 출장안마 Vegas casino 광주 출장샵 resorts with live blackjack,

    ResponderExcluir